Ads 468x60px

Nostalgia: Tv Pirata

TV Pirata foi um famoso programa de televisão humorístico brasileiro, transmitido pela Rede Globo entre 1988 e 1990 e em 1992, às terças-feiras.Foi criado pelo diretor Guel Arraes e pelo roteirista Cláudio Paiva e foi um dos maiores sucessos do gênero no Brasil, com seu humor com base na sátira, executado por uma equipe de roteiristas que incluía Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, e integrantes do Planeta Diário e da Casseta Popular --- que viriam a se reunir e formar o Casseta & Planeta.
O sucesso também se deve ao elenco, contando com atores e atrizes renomados como Cláudia Raia, Débora Bloch, Louise Cardoso, Marco Nanini, Diogo Vilela, Maria Zilda Bethlem, Guilherme Karan, Ney Latorraca, Pedro Paulo Rangel e Cristina Pereira. O programa ajudou a consolidar as carreiras de atores como Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé (ambos revelados pelo grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone).
Vídeo de abertura Tv Pirata            
Tv Pirata ficou conhecido principalmente por suas sátiras com outros programas da Tv Globo, fazendo paródias comediantes de novelas que passavam, veja o vídeo da sátira de novela “Tieta” que passou a se chamar “Dieta”.


         
Vídeo da abertura da novela "Dieta"

Curiosidades
Depois de mais de vinte anos e especialmente por suas duas primeiras temporadas, TV Pirata atingiu um status de lenda do humor brasileiro, pois até hoje nunca existiu um programa igual. No ano seguinte ao cancelamento do programa, o grupo Casseta & Planeta e outros colaboradores se reorganizaram em torno de mais um projeto inovador: Doris para Maiores, que por sua vez deu origem ao Casseta & Planeta, Urgente!.


Músicas de trilhas sonoras e músicos famosos foram também usadas no programa. Por exemplo, no inicio de "Fogo no Rabo", se usava o tema musical "Love Theme" do filme Blade Runner enquanto "As Presidiárias" usava solos do guitarrista Jimi Hendrix. Outras trilhas sonoras usadas foram (títulos originais em inglês): Poltergeist, Jaws, Star Wars, Raiders of the Lost Ark, Enter the Dragon, The Untouchables, Rambo II, 2001: A Space Odyssey, Psycho, On Her Majesty's Secret Service, The Lone Ranger e Superman.

Vencedor do Troféu Imprensa de 1988 como o melhor programa Humorístico e indicado no ano de 1989.

Em 2011 o programa começou a ser reprisado pelo canal Viva.

Tv Pirata foi um dos maiores programas de humor do final da década de 80, fazendo fãs loucos até hoje carregado por um grande elenco de artistas e roteiristas, que jamais será esquecido as alegrias e risos que esse programa dava para os seus telespectadores, com humor puro e sem maldade, demonstrava que os seus altos índices de audiência era mais do que merecido, Tv Pirata marcou uma geração por isso com certeza deixou uma grande Nostalgia.


0 comentários:

Postar um comentário